sábado, 26 de março de 2016

Você tem alergia a picada de inseto?

Existe um grupo de insetos que pode picar ou ferroar o ser humano: mosquitos,  pernilongos, maruim, bigui, borrachudo, mutuca, mosca-do-berne, percevejo-da-cama, barbeiro, piolhos, besouros, carrapatos, pulgas, formigas, abelhas, vespas, entre outros.

Em alguns casos, insetos podem transmitir infecções ou gerar sintomas graves e até choque anafilático.  No caso das infecções, temos como exemplo o Aedes aegypti, que pode transmitir Dengue, Zika e Chikungunya .

Tradicionalmente as reações a picadas de insetos são caracterizadas por elevações que coçam muito, podendo ter início imediatamente ou minutos, horas ou até dias após o evento, podendo se apresentar como pápulas, “bolinhas,” “calombos”, vesículas (pequenas bolhas) ou placas vermelhas que coçam.

No caso do paciente alérgico o quadro é mais dramático, ocorrendo lesões maiores, mais pruriginosas (que coçam mais) e que podem complicar com infecções secundárias, como o impetigo, por exemplo.  Além disso, reações anafiláticas graves podem ocorrer, por conta do veneno injetado pelo inseto, principalmente com ferroadas de abelhas, marimbondos, vespas e formigas.

A manifestação clínica e a história do paciente são os principais fatores para o diagnóstico de alergia a picada de insetos, porém, existem exames complementares para auxiliar na investigação, como o prick test, que é um exame rápido, feito na hora, diretamente na pele, disponível no Projeto Viva Sem Alergia.

Devemos ficar atentos pois o público que mais sofre com prurigo estrófulo e reações alérgicas a insetos é composto por crianças. Então, ao mínimo sinal de alergia ou vermelhidão excessiva a mãe deve procurar ajuda médica.

Algumas medidas que podem ajudar a afastar insetos: higiene da casa, telas nas janelas, usar repelentes adequados para cada idade, roupas claras e compridas, ventiladores, ar condicionado, manter a pele seca, pois o suor pode ser atrativo.

Faça seu teste gratuitamente, ligando para Projeto Viva Sem Alergia: (21) 38485389.

Referências:

- Dermatologia de Fitzpatrick
- Imagem: Dermatology Atlas

2 comentários:

  1. E pro vermelhidao na pele e as bolinhas no corpo da crianca qual medicamento pode usar ?

    ResponderExcluir
  2. E as manchas que ficam tem alguma pomada pra tirar as manchas

    ResponderExcluir