domingo, 1 de janeiro de 2017

Saiba tudo: asma no verão!


Quem pensa que não é preciso seguir um tratamento rigoroso contra a asma no verão, está enganado. No calor, muitas vezes ocorre a diminuição da umidade relativa do ar e maior concentração de poeira e poluição atmosférica, o que pode causar crises em pacientes acometidos pela doença. As mudanças bruscas de temperatura e o uso prolongado do ar-condicionado são outros grandes inimigos dos asmáticos na estação mais quente do ano.
“A asma não é uma doença de inverno, como muitas pessoas pensam”, comenta o alergista Diener Frozi. “A variação climática, responsável pelo revezamento entre o ar frio e quente, gera o estreitamento dos brônquios, dificultando a respiração”. O médico é responsável pelo projeto “Viva Sem Alergia”, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, onde recebe grande quantidade de pacientes com o quadro clínico. “Asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica caracterizada por episódios recorrentes de tosse, falta de ar, desconforto torácico e dor no peito”, resume.
Na unidade de saúde caixiense, após o diagnóstico confirmado da doença, os pacientes já saem do consultório com kits alérgicos gratuitos com broncodilatadores em forma sprays inalatórios, as conhecidas “bombinhas”, recomendadas para o tratamento de crises agudas de asma. A oferta é possível graças a parcerias da unidade de saúde com a Cruz Vermelha de São Gonçalo e com representantes laboratoriais.
O especialista explica que a asma pode ser desencadeada ou agravada por contato com ácaros, poeira, poluição e fumaça. É preciso estar atento a ações para minimizar o contato com agentes que desencadeiam doenças respiratórias. “Medidas simples são fundamentais, como deixar o ambiente sempre bem arejado, com limpeza diária dos cômodos com aspirador, pano úmido sem produtos com cheio forte. Também é importante encapar colchões e travesseiros com tecidos próprios que constituirão uma barreira física contra o ácaro”.
Serviços:
Viva Sem Alergia
Rua Conde de Porto Alegre, nº 119, Edifício Uba – 8º andar
Jardim Vinte e Cinco de Agosto – Duque de Caxias (RJ)
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Agendamento de consultas para Caxias e São Gonçalo: 21-3848-5389

COMUNICAÇÃO 
Viva sem alergia
Telefone: (21) 38485389
E-mail: vivasemalergia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário